31 de jan. de 2012

 Olá! Estamos inaugurando uma revista eletrônica de divulgação e informação sobre música e cultura. Esperamos que vc goste da nossa companhia.


Rapidinhas
* A teoria queer é, provavelmente, uma das correntes críticas de pensamento mais famosas e controversas, cujo impacto foi sentido tanto na academia quanto fora dela. Ela surgiu no início dos anos 90 nos EEUU, intimamente relacionada à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e fortemente influenciada pela obra de Foucault (sua história da sexualidade e de4 conceitos como "a biopolítica", em particular) e o desconstrutivismo Derrida, essa corrente de pensamento que se caracteriza, mesmo sem constituir uma tendência homogênea, por um questionamento da noção de gênero e da idéia de uma determinação genética de identidade e de comportamento sexual.
Em resposta a isso, a teoria queer propõe a premissa segundo a qual a sexualidade é o resultado de uma construção social. Não haveria, portanto, sexualidades biologicamente estabelecidas na natureza humana, mas sim formas socialmente mutantes para a realização de uma ou mais identidades sexuais, o que leva à crítica das classificações sociais provenientes da psicologia social, da filosofia, da antropologia tradicional e da sociologia, que tendem a se concentrar em um único padrão de segmentação (classe, gênero, etc).
A musicologia não parece ter-se mantido longe da influência da teoria queer, com a criação de grupos de pesquisa e a publicação de livros, artigos e teses de doutorado nos quais essas problemáticas foram tratadas relativamente com pouca atenção, ou mesmo como tabu, muitas vezes em torno da construção das identidades de gênero através ou na música. Leia mais em: http://bit.ly/wnn6NA
------------------
* O Ministério da Cultura (MinC) por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) abre inscrições para o primeiro edital voltado para intercâmbio de representantes dos diversos circuitos da cultura brasileira, o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012. A iniciativa conta com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) no valor total de R$ 3,3 milhões que será disponibilizado para o custeio de viagens agendadas entre os meses de abril e setembro deste ano. Para participar do Programa os agentes culturais devem ter como finalidade o desenvolvimento de cursos de capacitação, apresentação ou participação de eventos de reconhecimento de trabalhos próprios ou residência artística e de gestão no Brasil e exterior. As inscrições para as viagens nos meses de abril e maio estão com inscrições abertas até os dias 12 e 30 de março respectivamente. Os cadastros devem ser efetuados exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb.
Confira o Edital Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012 e a Cartilha de informações gerais e dicas de participação. Para mais informações ligue (61) 2024.2082 (Atendimento ao Proponente) ou acesse o portal Fale com a Cultura. Victoria Almeida | 31/01/2012 http://bit.ly/zT0Tzr
------------------
* A Comissão Organizadora convida para a submissão de propostas (na forma 'expanded abstracts') para o IV Seminário de Ciência, Música e Tecnologia: - Fronteiras e Rupturas, que será realizado de 2 a 4 de julho de 2012 na Escola de Música da Universidade de São Paulo, Brasil. O seminário é proposto como uma oportunidade para discutir a relação entre música, ciência e tecnologia, não apenas quanto aos seus aspectos técnicos, mas também quanto à estética, à criatividade e às relações socioculturais.
Datas importantes
Prazo para apresentação: 02 de abril de 2012 | Notificação de aceitação: 08 de maio de 2012 | Submissão de trabalhos completos: 2 de junho de 2012
Para mais informações, visite o site do Seminário: http://www.eca.usp.br/mobile/smct2012/index_en.htm |
Contatos: Profª. Dra. Mónica Vermes - (mvermes@gmail.com)
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Vitória/ES - Brasil
------------------
* O Volume 8/Nº2, de novembro de 2011 (ISSN 1981-9935) da revista "TEXTOS ESCOLHIDOS DE CULTURA E ARTE POPULARES" já está on-line: www.tecap.uerj.br . Contatos: Felipe Ferreira (felipeferreira@pobox.com).
 ------------------


Campanha responde a comunicado da Oi


Em reação à mobilização ocorrida ontem (30/01), a Oi criou um hotsite para afirmar que é a favor da medição da qualidade na banda larga. A Campanha Banda Larga é um direito seu! apresenta aqui uma resposta detalhada ao comunicado da empresa.
Em itálico, o texto da Oi. Em laranja, as respostas da Campanha Banda Larga é um direito seu!

A Oi é favorável à medição de qualidade na banda larga
Companhia defende o estabelecimento de padrões classificatórios e rankings de desempenho das empresas para divulgação transparente, que permita melhor escolha dos usuários como é feito em outros países.

O título é falacioso. A Oi é favorável à medição, mas tenta derrubar as metas e punições. Isto é, a empresa defende a medição para efeito informativo.

A operadora é contra metas obrigatórias para indicadores de rede e questiona os dois regulamentos por ‘vícios de motivação’. A Oi defende apenas a medição para fins de divulgação dos resultados, sem que índices ruins signifiquem qualquer punição à empresa. Segundo ela, isso permitiria aos consumidores escolherem a melhor prestadora e a empresa já sentiria o efeito dos maus resultados. Porém, em mais de 90% dos municípios brasileiros, não há concorrência nem no serviço fixo nem no móvel. Isto é, o consumidor não tem qualquer opção. Leia mais em: http://bit.ly/ha1jQL

Nenhum comentário:

Postar um comentário